Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato tem 11 artesãos alagoanos

A cerimônia desta edição, que ocorrerá no Rio de Janeiro, para a cerimônia de premiação, no dia 17 de novembro. E nos dias 18 e 19, haverá uma rodada de negócios com 60 lojistas nacionais no mesmo local.  

Estagiário supervisionado pela assessoria de imprensa do Sebrae Alagoas / Carlos Limeira

Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato tem 11 artesãos alagoanos Imagem ilustrativa - Reprodução: Internet

Com o objetivo de identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do país, o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato divulgou os finalistas deste ano. A cerimônia de premiação ocorrerá no período de 17 a 19 de novembro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Dos 100 finalistas, Alagoas tem 11 premiados, em 7 municípios. São eles: Porto de Pedras, Maragogi, Maceió, Penedo, Capela, Pão de Açúcar e Coruripe. O Estado vem se destacando nos últimos anos com sua cultura diversificada e produção do artesanato de diversas formas, tendo o Sebrae como parceiro em todas elas.

Segundo a gestora de Artesanato do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, Alagoas é reconhecida no Brasil e internacionalmente por seu rico artesanato. “O Estado vem se destacando cada vez mais pela sua rica cultura através das peças produzidas por mestres do artesanato. O Sebrae tem um papel muito importante nessa trajetória, pois atua em soluções desenvolvidas especialmente para os artesãos na melhoria da gestão dos seus negócios e apoio no acesso ao mercado”, destaca.

As unidades finalistas do prêmio foram avaliadas criteriosamente, destacando-se nas seguintes categorias:

  • Artesanato tradicional – 8 unidades;
  • Artesanato autoral ou conceitual – 2 unidades;
  • Artesanato de referência cultural – 1 unidade.

De acordo com Marina Gatto, todas as edições do Prêmio TOP 100 de Artesanato Alagoas esteve presente, tendo artesãos premiados. “Nesta edição, batemos o nosso recorde com 11 premiados. Isso reflete em todo o trabalho que o Sebrae Alagoas vem realizando em prol do artesanato alagoano”, comemorou.

No ranking de finalistas por Unidade Federativa (UF), Alagoas aparece em 3º lugar, como o Estado que mais teve premiados nesta edição. “Para mim, como gestora do artesanato no Sebrae Alagoas, é uma comprovação que estamos seguindo o caminho certo. É uma honra contribuir com o crescimento de cada artesão participante do prêmio e uma grande felicidade em ver Alagoas como o terceiro com mais ganhadores do Brasil”, destaca Marina. Ela também explica que antes da cerimônia do Prêmio no Rio de Janeiro, os 11 agraciados de Alagoas serão homenageados em Maceió.

O Prêmio 

O prêmio surgiu com a proposta de reconhecer as cem melhores unidades de produção artesanal brasileiras no período trienal. A cada edição realizada aumentava a participação e a ênfase na qualidade dos produtos e nas práticas de gestão adotadas por cada unidade.

Sua primeira edição foi em 2006 e procurou premiar as unidades de artesanato não somente pela qualidade dos produtos, mas por suas práticas de gestão. A maioria das iniciativas realizadas pelas instituições que trabalhavam com o artesanato no Brasil, concentravam apenas seus esforços na pessoa do artesão ou de seu produto.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda